Pular para o conteúdo

Apresentação

O PIA é uma plataforma de artistas que agrega integrantes de diferentes coletivos do Brasil em propostas de ação. Poderia ser considerado um coletivo temporário, que se forma em situações específicas a partir da eleição de ponto de encontro, em determinada cidade do país. Ou, quem sabe, uma rede de comunicação que coloca os integrantes dos coletivos envolvidos em um processo de re-coletivização?

Com mais de 10 anos de existência, o PIA surgiu da necessidade de reunir trabalhos de estudantes de arte que desenvolviam projetos em intervenção urbana. Idealizado por Luís Parras, foi sempre acoplado aos eventos da UNE (União Nacional dos Estudantes), reunindo jovens artistas com o objetivo de executar projetos de intervenções já realizados nos seus locais de origem.

Em agosto, o PIA terá um novo evento, em Crato-CE, no Nordeste brasileiro. O “Encontro dos (PIA)dores – A cidade não pára”, na região do Cariri, objetiva potencializar esse contexto de intercâmbio e formação de redes de artistas e coletivos, incentivando a criação de novos grupos e de experiências/vivências na cidade. Terá como público-alvo os jovens das zonas periféricas da cidade, que normalmente são excluídos dos processos do fazer e pensar artísticos.

Na programação do Encontro constarão intervenções urbanas, vivências, oficinas, debates, exibição de vídeos, shows e troca de acervos artísticos dos coletivos.

O evento será desenvolvido em parceria com Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri.

No comments yet

Deixe um comentário